Topo

Reinaldo Azevedo

1- FOSSE EU ALCKMIN, FARIA O SEGUINTE: bateria em Bolsonaro; ignoraria, por ora, o PT; pregaria o voto útil e alertaria contra o caos

Reinaldo Azevedo

15/09/2018 19h26

Geraldo Alckmin: situação é difícil, e alvo principal tem de ser os territórios que estão à direita

ATENÇÃO, LEITOR! ESTE TEXTO PRECISA SER LIDO COLOCANDO-SE NA POSIÇÃO DO CANDIDATO EM QUESTÃO. NÃO É UM JUÍZO DE VALOR DO AUTOR.

Dados os números do Datafolha, partindo do princípio de que estão corretos, se eu fosse o candidato tucano Geraldo Alckmin, com 9% das intenções de voto, começaria por reconhecer que a situação, com efeito, é muito difícil. Até aí, nada de surpreendente. Ainda que, conceitualmente, liberalismo seja diferente de social-democracia, e ambos sejam muito distintos do protofascismo — às vezes, criptofascismo — bolsonarista, o fato é que, nas circunstâncias brasileiras, há um trânsito de eleitores entre esses territórios.

Pergunto: vale a pena, do ponto de vista da tática eleitoral, Alckmin se apresentar como o antipetista modelo? A minha resposta e "não!" A razão é simples: esse discurso já foi capturado por Jair Bolsonaro, com 26% no primeiro turno. Parte do eleitorado do postulante do PSL até enxerga virtudes místicas e demiúrgicas no seu escolhido. Mas ousaria dizer que é um grupo reduzido. A maioria quer mesmo é dar um voto contra o PT e contra a tal "política tradicional, em que todo mundo rouba", conforme o catecismo escatológico, do Fundimundistão, criado pela Lava Jato.

A melhor marca de Bolsonaro se dá entre universitários (32%) — só 18% entre os que têm o ensino fundamental — e entre os mais endinheirados: 36% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos; 43% entre os que estão na faixa de cinco a dez, e apenas 18% entre os que recebem até dois. Vale dizer: parte considerável do eleitorado do "capitão" sabe que ele tem um entendimento curto sobre administração pública. Intuo que essa gente não esteja votando nele, mas contra o PT, contra as esquerdas e contra a roubalheira. Alimenta a crença ingênua no herói que chega lá e dá um murro na mesa.

Não há como Alckmin competir nesse território. Se ele fizer do PT o seu alvo principal, estará, na prática, colaborando com a candidatura de… Bolsonaro. Afinal, ajuda a descontruir aquele que o candidato do PSL elegeu como alvo principal, sem conseguir se mostrar tão, como direi?, cru — porque tem certos pudores que o outro não tem — no ataque.

Ainda que a situação de Alckmin seja bastante difícil, com 9% das intenções de voto, a sua chance está em se confrontar com Bolsonaro. E, em seu lugar, eu nem daria ênfase à história de que "sou o melhor para vencer o PT". A mensagem tem de ser mais aberta e se colocar como o melhor para evitar a guerra campal, o conflito permanente, o risco de crise.

Notem que há 9% dos votos distribuídos entre álvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB), cada um deles com 3%. Estão em territórios do centro e da direita, mas que ainda não se deixaram seduzir por Bolsonaro. Alckmin teria de falar com esses eleitores, evidenciando que suas respectivas escolhas empurram o país para o pior cenário: uma polarização entre a extrema-direita, com sua retórica violenta e ausência de programa, e a esquerda, representando um passado que o país já superou.

Vale dizer: Alckmin até pode vir a tirar alguns votos de Bolsonaro, mas será algo residual. Ele precisa conquistar eleitores que hoje dizem votar "branco ou nulo" (13%), os indecisos (6%) e parte daqueles que se distribuíram por outras candidaturas de centro e direita e que podem fazer voto útil num cenário de eventual polarização.

A prioridade de Alckmin tem de ser desconstruir Bolsonaro, alertando para o risco de caos. Ou nada feito.

Para ler "Se eu fosse Haddad", clique aqui

Para ler "Se eu fosse Ciro", clique aqui

Para ler "Se eu fosse Bolsonaro", clique aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.