Topo

Reinaldo Azevedo

55 nomes ligados à PF ou à Lava Jato disputam as eleições

Reinaldo Azevedo

21/08/2018 13h35

Um quebrou os equipamentos de som da vigília Lula Livre, em Curitiba (PR). Outro coordena a campanha de Jair Bolsonaro à Presidência. Uma terceira conduziu o ex-deputado Jorge Picciani (MDB-RJ) à prisão. O que eles têm em comum? Estão entre os 55 policiais federais candidatos nestas eleições.

O PSL foi o principal escolhido pelos policiais —14, ou 25%, decidiram concorrer pela legenda. Entre os mais conhecidos, estão os deputados federais Eduardo Bolsonaro, filho do presidenciável, e Fernando Francischini, coordenador da campanha de Bolsonaro.

O primeiro, escrivão, tenta a reeleição na Câmara. O segundo, delegado, disputa uma vaga na Assembleia do Paraná.

Cinco policiais federais optaram pelo PPS e três pelo PSD e pelo PPL. Os 30 restantes dividiram-se entre 19 partidos.

O grande número de policiais candidatos, impulsionados pelas associações da categoria, é novidade pós Operação Lava Jato.

Entre os 55 candidatos, a reportagem identificou apenas dez que já haviam concorrido antes de 2014, ano em que foi deflagrada a primeira fase ostensiva da operação.

Os estados que são palco da Lava Jato, por sua vez, também estão entre os que concentram as candidaturas. A lista é encabeçada pelo Rio de Janeiro, com oito candidatos, seguido pelo Distrito Federal e pelo Paraná, com cinco cada um. (…)

Por Ana Luiza Albuquerque, na Folha.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.