Topo

Reinaldo Azevedo

Ainda há esperança: manifesto contra o racismo

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h21

Santo Deus! Ainda existe alguma esperança. Um grupo foi ao Congresso levar um manifesto assinado por 114 intelectuais, ativistas e artistas, muitos deles negros, contra a política de cotas raciais e o Estatuto da Igualdade Racial. Foram recebidos pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo. Os signatários perceberam o óbvio: o estatuto, na forma em que está, e cotas oficializam o racismo no país. O senador petista Paulo Paim (RS), autor do projeto do estatuto, acusa os signatários de "laranjas" de "setores conservadores da sociedade". Eis o petismo: só tem legitimidade quem reza pela cartilha do partido. O que causa espécie e que os partidos de oposição praticamente ignorem esse debate e sejam reféns do PT. Eles têm medo justamente dessa acusação de Paim: "conservadores". Esse é um daqueles casos flagrantes em que a maioria silenciosa não tem como expressar o que pensa. Entre os signatórios estão Luiz Werneck Vianna, Wanderley Guilherme dos Santos, Caetano Veloso, Ferreira Gullar, Eunice Durhan, Maria Hermínia Tavares de Almeida e Oliveiros Ferreira.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.