Topo

Reinaldo Azevedo

Após recusar convite, Pelella, braço direito de Janot, é convocado pela CPMI da JBS

Reinaldo Azevedo

31/10/2017 20h55

Eduardo Pelella, ex-chefe de gabinete durante a gestão de Janot (Alan Marques/Folhapress)

Comento mais tarde; na Folha:

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da JBS aprovou na manhã desta terça-feira (31) a convocação de Eduardo Pelella, ex-chefe de gabinete do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Pelella havia sido convidado pela comissão, mas mandou uma carta afirmando que não iria por sigilo profissional –ele participou diretamente do processo de delação dos executivos da empresa.

Os parlamentares não gostaram da resposta e votaram, então, um requerimento de convocação dele como testemunha, que não dá margem para negativas.

Como justificativa, os parlamentares alegam haver indícios de que Pelella sabia da participação do ex-procurador Marcelo Miller no processo de delação premiada da JBS.

Miller virou protagonista da principal polêmica em torna da colaboração da empresa, suspeito de ter atuado na defesa dos executivos pelo escritório de advocacia Trench Rossi Watanabe quando ainda tinha cargo no Ministério Público Federal.

Ele pediu exoneração do posto no início de março, mas sua saída só foi oficializada em 5 de abril, dias depois da assinatura do primeiro termo de confidencialidade entre a empresa e a PGR (Procuradoria-Geral da República).

À PF, o ex-procurador afirmou à Polícia Federal que ajudou executivos da JBS a elaborar o acordo de colaboração apenas para não ser "descortês". Relatou ainda que fez somente reparos "linguísticos e gramaticais" a uma espécie de esboço do anexo de delação que foi apresentado a ele por Ricardo Saud.

A polêmica culminou na suspensão dos benefícios concedidos a Joesley Batista e Saud, presos desde o dia 10 de setembro.

Não há ainda data para o depoimento de Pelella.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.