Topo

Reinaldo Azevedo

Assessores da Alerj acusados de envolvimento em esquemas de corrupção estão entre os citados em relatório do Coaf

Reinaldo Azevedo

13/12/2018 13h20

O relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que investiga movimentações financeiras consideradas suspeitas de servidores e ex-servidores da Alerj cita pessoas que foram investigadas ou presas em operações que tentam desvendar esquemas de corrupção envolvendo desvio de dinheiro públicos no Rio. Entre eles, aparece o policial aposentado David Augusto da Câmara Sampaio, assessor parlamentar da Alerj. Ele é acusado pela Polícia Federal de ser o real proprietário da empresa de transportes de valores Trans-Expert Vigilância. A empresa foi acusada pelo Ministério Público de servir como uma espécie de caixa-forte da corrupção e operar como uma espécie de banco, para guardar o dinheiro da propina para agentes públicos incluindo o ex-governador Sérgio Cabral, segundo os procuradores.

David foi um dos presos pela Operação Calicute, deflagrada em novembro de 2016, quando Sérgio Cabral também foi detido. Segundo o Coaf, o policial aposentado teria movimentado R$ 66,9 mil considerados suspeitos apesar de ter um salário de cerca de R$ 7 mil. O documento não identifica em qual gabinete ele seria lotado. (…)

Por Luiz Ernesto Magalhães, em O Globo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.