Topo

Reinaldo Azevedo

Assistam ao vídeo em que Barroso afirma que Mendes é referência no estudo de Direito constitucional. Quem ensina quem

Reinaldo Azevedo

28/03/2018 17h50

Assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=tSS2Bn84KK8

Tem a sua graça. Quem fala ali é Roberto Barroso, ministro do Supremo. Não sei a data exata. Suponho tem  sido logo depois da aprovação de seu nome para o Supremo.

O doutor fala de juristas que foram "o grande símbolo" da sua geração:
"Eles conseguiram implementar um direito normativo, um direito constitucional dotado de efetividade".

E aí ele pega o livro de Gilmar Mendes sobre direito constitucional:
"Essa aqui é a primeira edição do livro de Gilmar sobre controle de Constitucionalidade, que é um livro já pós-1988, que veio depois da Constituição, que ajudou a repensar e a recolocar muitas das questões sobre o controle da constitucionalidade no Brasil, que é matéria em que tivemos uma grande avanço em termos de um sistema muito original e que tem nos servido bem pelo menos até aqui".

A gente nota que o volume está cheio de marcadores. Vale dizer: Barroso usa o livro de Mendes para estudar. Duvido que o contrário tenha acontecido algum dia.

De qualquer modo, esse Barroso que fala aí o fazia com o cérebro. Aquele que teve um chilique outro dia no Supremo o fazia com o fígado. O Barroso do vídeo é um professor; o que deu um piti era a mistura "do mal com o atraso e pitadas de psicopatia".

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.