Topo

Reinaldo Azevedo

Autores morais dos tiros são os que açulam e justificam a violência nas redes sociais e até em rádios. Quem ganha com isso? O PT!

Reinaldo Azevedo

28/03/2018 07h38

Os tiros contra um dos ônibus que integram a caravana de Lula foram certamente disparados por delinquentes. Trata-se, obviamente, de um ato político. Quem foi o autor? As redes sociais já se esmeram em teorias conspiratórias. O fato é que o ato extremo vem à esteira de uma escalada de atos violentos contra os petistas, estimulados, apoiados e incensados por irresponsáveis em seus canais e páginas nas redes sociais e até por comentadores em veículos de comunicação que deveriam ter um compromisso com a democracia, com a institucionalidade, com a Constituição e com as leis.

E daí que petistas jamais tenham sido democratas exemplares e que alguns dos movimentos que lhes servem de esteio, como MST e MTST jamais tenham sido exemplos de candura e de civilidade? Bem, eu os censurava justamente pelos métodos violentos. De sua pauta, eu apenas discordava. Quando eu lhes pespegava a pecha de fascistoides, era justamente por discordar de seus métodos. Só rematados canalhas podem atacar aqueles movimentos por aderir à violência e aplaudir os que agora cercam Lula. "Ah, mas o PT faz justamente isto: critica agora os que o perseguem, mas sempre estimulou os ataques aos outros…" É verdade! Eu não sou petista. Você é? Ainda que pelo avesso?

Não sou policial; não investiguei a coisa. Acho sem fundamento a suposição de que o próprio partido estaria por trás do atentado — sim, é um atentado porque tem conotação política. Os que fazem essa acusação ou levantam essa hipótese, parece-me, querem é tirar da reta a sua própria contribuição à violência política. Há pessoas que acreditam que sua responsabilidade se esgota ao exercitar retórica violenta no Facebook, na Youtube e em programas de rádio. Não! Há malucos do outro lado que entendem o que leem e ouvem como instruções. E que decidem, então, fazer justiça com as próprias mãos.

O fato de que o PT vá, com absoluta certeza, faturar politicamente com o episódio não faz dele autor de um ato do qual, e não há, até agora, evidências do contrário, ele é vítima.

Ora, as manifestações que a extrema-direita vinha promovendo até havia pouco contra a caravana de Lula já estava funcionando como propaganda a favor do partido. Ou alguém duvida de que a legenda, esteja Lula preso ou solto, se beneficia no confronto com adversários que tem como argumentos paus, pedras, ovos, bloqueio de estrada e agora… tiros?

A direita xucra
A direita xucra e a Lava Jato já haviam ressuscitado o PT, que passou a respirar por aparelhos em 2016, não é? Chamo a atenção para isso desde o fim daquele ano. Antevi que, naquela toada, com a demonização da política e dos políticos e o discurso do ódio, Lula saltaria para o primeiro lugar nas pesquisas e poderia se sagrar vitorioso nas urnas. E assim seria não fosse o impedimento judicial.

Vale dizer: os adversários do PT fizeram tanta bobagem e tal foi o efeito desastroso da banda podre da Lava Jato que o partido recuperou parte considerável da sua força e venceu o embate político contra aqueles que a ele se opunham. Vejam aí os candidatos de centro e de direita se multiplicando em desespero e falta de estratégia. Condenado, com a real possibilidade de ir para a cadeia, Lula venceria a todos com folga se a eleição fosse hoje. Apesar de todo o mal que o seu partido fez ao país. O que isso significa? Que seus oponentes são ruins de jogo.

E, sim, faço, nesse caso, uma exceção ao presidente Michel Temer, vítima de duas tentativas de golpe. Até agora, ele foi o único a construir uma alternativa real ao petismo. "Alternativa real, Reinaldo?" Alternativa de poder, mas não ainda eleitoral. E essa alternativa está nos números da economia. Ocorre que os que se opõem ao petismo têm a veleidade estúpida de se opor também a Temer.

Isso tem nome: burrice, falta de leitura, arrogância, alheamento da realidade. Mas quero voltar aos tiros.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.