Topo

Reinaldo Azevedo

BOLSONARO CONTRA OS MILITARES 1: Na política externa, presidente eleito ignora boa herança: Maduro e Díaz-Canel: desconvidados

Reinaldo Azevedo

17/12/2018 08h38

Azeredo da Silveira, chanceler de Geisel: deu continuidade à política de Gibson Barbosa, que teve sequência, depois de Azeredo, com Saraiva Guerreiro: o Brasil buscou o "Pragmatismo Ecumênico Responsável", não o "Fundamentalismo Sectário e Irresponsável"

Jair Bolsonaro, presidente eleito, é um nostálgico da ditadura militar — em tese ao menos. Em muitos aspectos, ele é o primeiro a jogar no lixo o que existe de herança no regime militar. E a política externa é uma dessas áreas. Ah, sim, vou explicar, claro!

O Itamaraty desconvidou para a cerimônia de posse os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Deve ser procedimento inédito na diplomacia nativa e, creio, evento raro no mundo. O procedimento foi adotado a pedido do próprio Bolsonaro. Antes mesmo que a decisão fosse tornada pública pelo Ministério das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, futuro chanceler, recorreu ao Twitter para anunciar:
"Em respeito ao povo venezuelano, não convidamos Nicolás Maduro para a posse do PR Bolsonaro. Não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira. Todos os países do mundo devem deixar de apoiá-lo e unir-se para libertar a Venezuela."
A decisão, claro!, excita os bolsonaristas e, aponta para o que seria uma mudança de rumos na política externa brasileira. Mas, por óbvio, além da grosseria, não quer dizer nada.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.