Topo

Reinaldo Azevedo

Bolsonaro e a lei 1: Primeira Turma, por ora, decide não decidir se presidenciável se torna réu mais uma vez, agora por crime de racismo

Reinaldo Azevedo

29/08/2018 06h26

A Primeira Turma do Supremo, por enquanto, decidiu não decidir se o deputado Jair Bolsonaro (PSL), candidato a presidente da República, se torna réu no tribunal pela segunda vez, desta feita por racismo. Dois ministros votaram pela rejeição da denúncia — Marco Aurélio (relator) e Luiz Fux —; dois votaram pela aceitação: Roberto Barroso e Rosa Weber, e Alexandre de Moraes pediu vista. Espera-se que anuncie seu voto já na semana que vem. Na outra ação — na verdade, duas que acabaram unificadas —, o presidenciável é réu por incitação ao crime de estupro.

O caso passou a integrar a bagunça legal brasileira. E é preciso desfazer o imbróglio.

Ainda que Bolsonaro se torne réu pela segunda ou terceira vez, será que ele estaria impedido, como querem alguns, de se candidatar à Presidência da República? Não! Mas não é uma resposta tranquila e vocês verão por quê. Nos dois casos, o deputado alega que não pode ser processado porque suas respectivas falas estariam protegidas pela imunidade parlamentar, garantida no caput do Artigo 53 da Constituição. Então vamos organizar a bagunça.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.