Topo

Reinaldo Azevedo

BOLSONARO EM DAVOS 2: Fórum vai avaliar o presidente também em questões como direitos humanos e meio ambiente. É o tal “globalismo”

Reinaldo Azevedo

17/01/2019 07h01

O Brasil de Bolsonaro deixou o Pacto Global de Migração sem uma miserável explicação razoável para tanto. O presidente brasileiro chegou a dizer que os migrantes que aqui chegam têm de saber ao menos cantar o nosso hino — exigência que, por óbvio, não se deve fazer à esmagadora maioria dos brasileiros. Eu duvido que ele próprio saiba onde está o sujeito na frase "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante". Diria sem consulta prévia o que é "lábaro"? E o que significa "garrida"?

Em Davos, também estarão as ONGs que se ocupam da preservação do meio ambiente, quesito de que, ora vejam!, o Brasil até poderia se orgulhar. Mas o berreiro desastrado, que resultou na ameaça de deixar o Acordo de Paris, passou e passa a impressão contrária. Ainda nessa área, Ricardo Salles, o novo ministro, simplesmente suspendeu por 90 dias os contratos com todas as ONGs que atuavam no setor. Vai submetê-los a uma espécie de auditoria. A prática não está em nenhum manual respeitável de gestão e atende, mais uma vez, à peroração ideológica. Em entrevista à Folha, falando sobre o acordo, afirmou Salles: "Aquilo que não estiver alinhado com o que a gente quer, por qualquer razão que seja, nós não faremos. Ah, mas é o que o consenso internacional quer? Ué, vai ficar querendo."

Gostem os antiglobalistas ou não, também a questão dos direitos humanos é um valor que foi adotado pelos ricos. Não sei se isso se deve a alguma tramoia marxista — tendo a achar que não porque as esquerdas mundo afora não nutrem grande simpatia pelo Fórum… Algumas palavras de ordem que serviram à disputa eleitoral certamente não poderão ser repetidas naquele ambiente. E espero que Bolsonaro resista à tentação de fazer da sua mão uma arma, gesto que virou emblema de campanha. Lula saiu de Davos em 2003 muito maior do que entrou. Tomara que o mesmo aconteça com Bolsonaro.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.