Topo

Reinaldo Azevedo

Cármen Lúcia e os planos de saúde 4: Claro! Bocós dirão que estou a apoiar os maus planos, e a ministra, o povo. Asseguro ser o contrário

Reinaldo Azevedo

16/07/2018 15h24

Sei bem… A esta altura, há bobalhão achando que estou aqui a defender os planos de saúde, contra os interesses dos usuários, não é isso? Eu seria o mauzinho da história, enquanto Cármen seria a boazinha, não é isso? Eu estaria alinhado com os que querem explorar os pobrezinhos, e a ministra, ora vejam!, mais uma vez, estaria ao lado dos cidadãos espoliados pelos "defensores do lucro" e pelos "mercadores da vida".

O sotaque esquerdopata da liminar de Cármen só engana os trouxas de esquerda e os xucros de direita. Saibam os senhores: hoje, não há regra nenhuma. Os planos podem fazer novos contratos e cobrar o que lhes der na telha, incluindo ou excluindo procedimentos sujeitos a pagamentos segundo a sua vontade. Sob o pretexto de proteger os coitadinhos, apelando ao amparo constitucional ao direito à vida e à saúde, a doutora mete o Judiciário numa relação entre privados, cuja mediação já está definida pela própria Carta: justamente a ANS.

Mais: em ficando tudo como está, continuaremos a assistir à proliferação de planos picaretas, que cobram dos associados um valor ridículo por mês, garantindo um número igualmente ridículo de procedimentos — que excluem, por exemplo, os exames de pré-natal —, constituindo-se como verdadeiros caça-níqueis. Seu ganho está em arrecadar pouco de muita gente, sem oferecer quase nada em troca. Resumo da ópera: os pacientes acabam engrossando as filas do SUS. A resolução da ANS contribuía para coibir tal prática, ora liberada por Cármen Lúcia, com o patrocínio da OAB.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.