Topo

Reinaldo Azevedo

Ciro e a liberdade de Lula 6: bem, eu também acho que MP e Judiciário têm de voltar para a caixinha: o nome da caixinha é Constituição

Reinaldo Azevedo

25/07/2018 15h59

Tratemos agora da segunda parte da fala de Ciro Gomes (PDT) à TV Difusora, do Maranhão. Diz ele ser necessário que Ministério Público e o Poder Judiciário voltarem às suas respectivas caixinhas… Bem, isso, em particular, está certíssimo. Não sei, no entanto, como um presidente poderia fazê-lo. Que seja necessário "restaurar a autoridade do poder político", bem, meus caros, eu não tenho como divergir nesse particular porque, com sabem todos, essa é uma das minhas mais contundentes considerações.

Talvez eu devesse escrever, apelando à raiz da palavra, "autocondundentes". Costumamos usar a palavra apenas com o sentido de "incisivo", mas o "contundente", na origem, é o que causa "contusão". E eu conheço todas as formas de "contusão" decorrentes da afirmação de que o Ministério Público e o Judiciário são hoje duas instâncias que simplesmente ignoram os limites estabelecidos pela Constituição.

Mais: afirmo também que a demonização da política provoca um mal terrível ao país. Ora, vejam o que está em curso. Reuníamos todas as condições de crescer de 3,5% a 4% neste ano. Digamos que os caminhoneiros nos tenham sequestrado algo em torno de um ponto percentual de crescimento. O outro ponto ou ponto e meio perdido é responsabilidade da crise política provocada não pelo combate à corrupção, mas pelas ilegalidades praticas por entes de Estado que, sob o pretexto de combater a corrupção, jogaram o país no abismo do vale-tudo, de que Jair Bosonaro como candidato viável é uma manifestação. Para ser ainda mais preciso: sem o clima de anomia legal provocada pela Lava Jato, também a greve dos caminhoneiros não teria acontecido.

Reitero: não sei por qual caminho um presidente da República devolveria os males do mundo à Caixa de Pandora. Mas não duvido um só minuto de que isso seja necessário.

Por que eu escrevo essas coisas? Porque sou livre para pensar, ora bolas!

Este post em particular reúne considerações valorativas. Os que o antecedem dizem a questões técnicas e legais. E, portanto, só cabe contra-argumento com as mesmas características. Não me venham com correntes de redes sociais lançadas por oportunistas e tornadas influentes por ignorantes.

Sim, MPF e Judiciário têm de voltar para a caixinha. O nome da caixinha é Constituição.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.