Topo

Reinaldo Azevedo

Ciro erra sobre gestão FHC. O PMDB teve uma presença discreta no governo. A 2ª gestão foi vítima de seus erros na energia: apagão

Reinaldo Azevedo

15/06/2018 08h03

FHC, ex-presidente: mais ele soube usar o PMDB do que foi usado pela legenda. Ciro está errado

No governo FHC, o MDB fez parte da trinca — junto com PSDB e PFL — que permitiu a realização das reformas e da modernização da economia. A título de exemplo: sabem quantos ministros peemedebistas tinha o então presidente tucano ao iniciar o segundo mandato? Um! Era Renan Calheiros, na Justiça. O núcleo duro e o núcleo mole eram comandados por tucanos da mais fina plumagem. Ao afirmar que o MDB destruiu o projeto tucano, Ciro pratica invencionice. O ex-presidente, diga-se, já escreveu vários livros sobre sua passagem pelo poder. Em nenhum deles se lê nem a sombra do que afirma o candidato. Ao contrário: quem acompanhou as coisas sabe muito bem que o então PMDB era sabiamente usado por FHC para conter, vamos dizer, o apetite do PFL, então um partido gigantesco, que em nada lembra o nanismo do DEM, seu sucedâneo. Os dois últimos anos do segundo mandato tucano foram difíceis, sim. Também por erros do governo, como a falha grotesca na área de infraestrutura, que levou ao "apagão" de 2001, que elegeu Lula em 2002. O MDB não teve nada com isso.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.