Topo

Reinaldo Azevedo

Classificar o suposto acordo entre Trump e Kim Jong-un de “histórico” é uma baita besteira. A menos que se faça história antes da... história

Reinaldo Azevedo

13/06/2018 07h20

Para começo de conversa, insurjo-me contra o uso abusivo da palavra "histórico". Qualquer que seja o sentido que se queria dar ao adjetivo, não cabe para o evento. Pra começo de conversa, o histórico significa um olhar para trás, quando, então, se identificam acontecimentos que tiveram o condão de mudar a realidade. Assim, não pode ser "histórico" o que ainda nem história é. Contestei o emprego de tal adjetivo quando Barack Obama foi eleito. Pergunto: o ex-presidente americano fez mesmo uma gestão "histórica"? Acho que a melhor evidência de que isso não aconteceu está na eleição de seu sucessor: justamente Donald Trump, o que trocou afagos com o gordoto homicida da Coreia do Norte.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.