Topo

Reinaldo Azevedo

Clipping/Folha 1 – PMDB cada vez mais com o PT

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h23

Por Malu Delgado: "A composição final dos palanques estaduais do PMDB favorece o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela reeleição. Oficialmente, o partido quase se dividiu ao meio entre Lula e Geraldo Alckmin (PSDB). Haverá, porém, engajamentos velados ao petista e omissões em palanques da oposição, sem campanha explícita a Alckmin, que ajudarão Lula. Pelas contas da direção do PMDB, Lula deve ter o apoio em pelo menos 13 Estados. No balanço feito pela cúpula do PT, estarão engajados na reeleição lideranças peemedebistas de 14 Estados. Houve reviravoltas na reta final. No Piauí, o senador Mão Santa conseguiu, por pequena diferença, viabilizar a candidatura própria contra Lula. Em Minas Gerais, os peemedebistas abandonaram os tucanos. O PT considera o mapa pró-Lula um trunfo que poderia auxiliar na governabilidade num eventual segundo mandato. O partido conta com a participação do PMDB, caso Lula seja eleito, para formar maioria no Congresso. Analistas políticos e parlamentares apostam que o PMDB será a maior legenda na próxima legislatura. O apoio do PMDB a Lula implicará, se vencer a eleição, ampla participação num próximo governo. Oficialmente, PT e PMDB estão do mesmo lado na eleição em oito Estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Roraima e Tocantins. Alckmin, por sua vez, teria nove palanques: Acre, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe." Clique aqui para ler mais.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.