Topo

Reinaldo Azevedo

Clipping/O Globo 2 — Desvios no Fundef

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h27

De Demétrio Weber, nesta segunda: "Idealizado para garantir mais recursos para o ensino público, o Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental) tornou-se o alvo mais visível de desvios e corrupção na educação. Somente no ano passado, de 51 municípios auditados pela Controladoria Geral da União (CGU), 51% tinham problemas de desvios e evidências de fraudes com verbas do Fundef. "Esta foi a ação do Ensino Fundamental em que a CGU mais constatou irregularidades praticadas por gestores locais", diz trecho de um balanço da Controladoria Geral da União sobre a fiscalização do fundo. A ação dos auditores, porém, é limitada aos estados que foram contemplados com repasses federais, pois não compete à CGU investigar gastos de verbas estaduais e municipais. Em 2005, só quatro estados receberam recursos da União no Fundef (Alagoas, Maranhão, Pará e Piauí). Este ano, a previsão é que apenas Maranhão e Pará sejam beneficiados."

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.