Topo

Reinaldo Azevedo

Com tanta espelunca em Brasília, Janot e advogado de Joesley vão à mesma! E aqueles óculos...

Reinaldo Azevedo

11/09/2017 07h43

"Com tanta espelunca no mundo, ela foi entrar logo na minha?" Foi o que perguntou Rick (Humphrey Bogart), lamentando a presença de Ilse (Ingrid Bergman), uma "peguete" do passado, em seu bar, em Casablanca. E, como deixa claro o roteiro do filme, não era uma presença casual. Ilse sabia por que estava lá.

Da mesma sorte, é evidente que Janot não se encontrou por acaso, no sábado, com Pierpaolo Bottini, um dos advogados de Joesley Batista, numa, com a devida vênia, espelunca de Brasília, fora do circuito em que descolados como ele e seu parceiro de conversa costumam frequentar.

Vocês viram a foto, e ela não deixa de ter a sua graça porque Janot usa óculos escuros, mesmo estando num ambiente fechado, que contrastam com seus notórios cabelos brancos, não é? Vale dizer: Rodrigo Janot estava disfarçado de Rodrigo Janot.

É claro que a coisa tem a sua graça especial. Quando Michel Temer recebe Raquel Dodge, futura titular da PGR, ou quando o ministro Gilmar Mendes convida o presidente para jantar, arma-se um salseiro dos diabos: "encontros fora da agenda". Como esquecer? Na origem da arquitetura golpista, está uma conversa entre Joesley e o presidente…  E como Janot fez a coisa render, né?

Agora, querem que acreditemos que a coincidência juntou aquele Janot de óculos escuros, quase escondido atrás de uma pilha de caixas de cerveja, e Bottini, um dos advogados de Joesley. Com tanta espelunca em Brasília, não é que os dois escolheram a mesma para tomar uma cervejinha? E não custa lembrar: o procurador-geral anda com séquito de seguranças.

Bem, parece claro que os dois tinham algum acerto a fazer que não poderia ser firmado por telefone ou WhatsApp, certo? Bottini sabe que o procurador-geral já quebrou um galhão a seu cliente, optando pela prisão temporária, não pela preventiva.

"Mas um advogado não pode tentar conversar com o procurador?" Ora, claro que sim!

Um bom lugar para isso é a… Procuradoria-Geral da República.

Janot afunda de maneira irremediável!

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.