Topo

Reinaldo Azevedo

Convenção do PSL que oficializou candidatura de Bolsonaro, foi um “freak show” ideológico. Havia criancinhas fazendo arma com os dedos...

Reinaldo Azevedo

23/07/2018 07h58

Convenção lança candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência pelo PSL – Raquel Cunha/Folhapress

Pronto! A convenção do PSL oficializou a candidatura de Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Quando o petista Luiz Inácio Lula da Silva não aparece nas pesquisas de intenção de votos, o capitão reformado disputa o primeiro lugar com Marina Silva, da Rede, mas aparece numericamente à frente. Num eventual segundo turno, ela o derrotaria. Relatos dos repórteres dos mais diversos veículos, ainda que imbuídos do óbvio esforço da objetividade, não conseguiram disfarçar: o que se viu no Centro de Convenções SulAmérica, no Estácio, região central do Rio, foi um verdadeiro "freak show" ideológico.

Havia criancinhas vestidas de militares; prosélitos da monarquia — talvez confundam varizes com sangue azul —; um sujeito com traje entre o policial e o motoqueiro, com capacete e máscara contra gases; um grupelho que distribuía um manifesto contra a comunização do Brasil etc. Um garotinho de cabelo encaracolado, para orgulho dos pais, simulou uma arma com os dedos, repetindo o gesto que o próprio Bolsonaro levara uma menininha a fazer na quinta passada, em Goiânia. No manifesto da turma que vê o Brasil à beira da revolução comunista. diga-se, afirma-se que o Estatuto do Desarmamento — chamado de "desarmamento da população" — responde pelo aumento da violência no Brasil, o que é uma mentira facilmente desmontável e demonstrável. Mas e daí? Ninguém ali tem tempo para detalhes que possam levar à verdade.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.