Topo

Reinaldo Azevedo

'Crise provou que monopólio da Petrobras não serviu de nada', diz Maia

Reinaldo Azevedo

06/06/2018 15h48

Pré-candidato ao Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (6) que a greve dos caminhoneiros, que gerou uma grave crise de desabastecimento no país, provou que a estratégia de monopólio da Petrobras —de controle sobre a cadeia de produção e distribuição de petróleo em território nacional—  "não serviu de nada".

Maia não defende a privatização da Petrobras, mas diz que uma das possíveis soluções para a crise de combustível é que a empresa continue existindo, porém, com menor tamanho e disposta a concorrer com o setor privado.

"Essa crise provou que a questão estratégica da Petrobras ter todo o sistema, toda a cadeia, inclusive a distribuição, não serviu de nada. Acho que a Petrobras pode continuar existindo, num tamanho menor, participando do mercado, como estatal, concorrendo com o setor privado", disse Maia durante sabatina com os pré-candidatos à Presidência promovida pelo jornal Correio Braziliense.

Ele criticou o que chama de "incapacidade do governo" do presidente Michel Temer de reduzir as alíquotas que incidem sobre os combustíveis para diminuir o preço nas bombas. Para ele, isso mostra a "falência do Estado".

Maia tinha proposto, no início da crise, zerar o PIS-Cofins sobre o diesel, mas foi logo informado pela Receita Federal de que havia errado nas contas e que a perda para a União com a medida seria de R$ 14 bilhões, e não R$ 3,5 bilhões até o fim deste ano, como ele havia previsto, o que o fez recuar. (…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.