Topo

Reinaldo Azevedo

Defesa de Lula pedirá liminar ao STF para garantir candidatura

Reinaldo Azevedo

03/09/2018 19h01

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) insistirá na estratégia de enfrentamento e esticará a defesa de sua candidatura até as últimas possibilidades.

Nesta terça-feira (4), os advogados pedirão liminar ao STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, na madrugada do último sábado (1°), que barrou o petista na corrida presidencial.

A informação foi repassada pelo vice da chapa, Fernando Haddad (PT), a jornalistas em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde Lula está preso desde abril.

Haddad disse que a defesa peticionará dois recursos extraordinários, nas esferas eleitoral e criminal, para que Lula tenha o direito de registrar sua candidatura, sem a necessidade de substituição no prazo de dez dias, como estipulado pelo TSE.

Caso os recursos sejam rejeitados, o partido tem até o dia 11 de setembro para apresentar um novo candidato. Haddad é tratado nos bastidores como o preferido para o plano B.

Por Ana Luiza Alburquerque, na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.