Topo

Reinaldo Azevedo

Direita e extrema-direita precisam de Lula para pôr candidatos à Câmara na vitrine; sobram pretendentes, mas faltam eleitores

Reinaldo Azevedo

29/03/2018 07h18

E por que a direita xucra resolveu colaborar com a caravana de Lula no Sul do país, contribuindo para dar alcance internacional ao que prometia ser quase um vexame? Se querem saber, até percebe. Mas é que há um dado para o qual a imprensa até agora não atentou. Ela está ainda mais fragmentada do que a esquerda. Há uma disputa meio desesperada para ver quem lidera o antilulismo e o antipetismo. Os eleitores de extrema-direita são em número bastante reduzido para as muitas pretensões que estão nas ruas.

Na disputa para presidente Jair Bolsonaro tem mantido a liderança no campo da direita e da extrema-direita. Mas há as aspirações para a Câmara Federal. Não é só PT que considera Lula seu mais importante eleitor (seja ele próprio o candidato; seja outro). A direita e a extrema-direita acham o mesmo. O próprio Bolsonaro se beneficia de um Lula robustecido.

Não por acaso, também no Paraná, o deputado acusou o próprio PT de ter dado os tiros e defendeu que Lula vá em cana, não para a cadeia, porque, afirmou, "Lula gosta de uma cana". Notem: nenhum outro adversário se referiria ao petista nesses termos. Bolsonaro, já escrevi aqui, é refém dos extremistas que alimentou. Precisa manter essa retórica truculenta e meio apalhaçada para se manter no topo do antilulismo. E, por óbvio, conta, para isso, com… Lula. E este sabe igualmente que seja ele próprio a disputar (apenas uma hipótese: não será!), seja um preposto seu ou ainda uma não-descartada aliança com Ciro Gomes, melhor ter um Bolsonaro como adversário.

Afinal, é tarde demais para o dito-cujo parar de alimentar seus extremistas. E estes são a sua maior força e, por óbvio, a sua maior fraqueza.

Lula não leu, é claro, a "Oração aos Moços", de Rui Barbosa. Se o tivesse feito, poderia dizer: "Não poucas vezes, pois, razão é lastimar o zelo dos amigos, e agradecer a malevolência dos opositores. Estes nos salvam, quando aqueles nos extraviam".

Uma das forças de Lula e do PT está hoje naqueles que se oferecem para ser seus opositores.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.