Topo

Reinaldo Azevedo

E Planalto segue tentando manietar CPI

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 21h54

E tem prosseguimento a tentativa do Planalto de meter o nariz no Congresso e manietar as CPIs. No Globo de hoje: "Mesmo com a polêmica provocada, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, envia hoje aos presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros, o estudo encomendado pelo governo sobre o funcionamento de CPIs. Ele nega tratar-se de ingerência do governo no Congresso e diz que o estudo dos juristas fala apenas em 'disciplinar' as CPIs. "Entender isso como ingerência é uma visão semi-feudal de que o Parlamento não pode ser fiscalizado pelo povo. É um equívoco do ponto de vista democrático", disse Tarso. O ministro afirmou que os dez juristas que elaboraram o estudo não receberam pagamento do governo. Mas sua assessoria informou que eles tiveram passagens e diárias pagas pelo governo para uma reunião sobre o assunto em São Paulo. Os juristas receberam essa ajuda na condição de "colaborador eventual" do governo, rubrica prevista na legislação, e as despesas estão registradas no Siafi. "Eles apresentaram sua opinião sem remuneração, graciosamente. Fiz um pedido informal a eles porque o presidente queria saber se o que ocorria na CPI dos Bingos estava dentro da lei", disse Tarso, ressaltando que o documento não propõe mudanças na legislação sobre CPIs." Clique aqui para ler mais

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.