Topo

Reinaldo Azevedo

Em Harvard, Barrosão, pró-liberação das drogas, associa Brasil a um viciado; Bretas entrega: objetivo é submeter Poderes, sim!

Reinaldo Azevedo

16/04/2018 16h30

Bretas: menos inteligente do que os outros e com ternos mais cafonas, ele entrega o serviço (Foto: Agência O Globo)

Gosto, a meu modo, do juiz Marcelo Bretas. Sabem por quê? Como ele não é muito inteligente, fala o que os outros tentam esconder. A vanguarda do retrocesso está conferindo palestras a estudantes de direito da Harvard Law School, em Massachusetts, nos EUA. Já chego a Bretas.

O ministro Roberto Barroso, do Supremo, está lá.

Agora ele é nosso médico-psiquiatra. Estamos todos numa clínica de recuperação. O ponta-de-lança da campanha pela descriminação das drogas no Brasil afirmou que o Brasil precisa passar por um processo de desintoxicação.

A política, bem entendida.

Segundo ele, o eixo do vício que ele quer combater está no financiamento das campanhas. Lembremo-nos de que o doutor lutou bravamente pelo fim da doação de empresas. Com isso, jogou a disputa eleitoral na ilegalidade consentida. É aguardar para ver.

O homem é mestre nos fricotes verbais e disse ser um defensor da Constituição, aquela que ele vive desrespeitando a cada decisão. É pura retórica.

Respeitar a Constituição, para o nosso psiquiatra do direito, corresponde a ignorar o que nela vai escrito.

Com efeito, Barroso é o Simão Bacamarte do direito nacional. O Brasil é sua Itaguaí. E ele pretende transformar o STF na sua Casa Verde. Leiam o conto de Machado de Assis.

Já o Bretas dos dois auxílios-moradia falou o que o outro não tem coragem. Para ele, o Judiciário é o gendarme que submete ao chicote o Executivo e Legislativo.

Para o juiz, o Poder que ele integra que concentra o maior número de salários acima do teto, violando a Constituição, é o único com independência para combater a corrupção.

Entenderam?

Na sequência, falou o juiz Sérgio Moro. E só aí houve a transubstanciação rumo ao Apocalipse.

Os outros dois eram apenas os anjos com suas trombetas.

E Deus anunciou: "A democracia não está em risco no Brasil".

Bem, se ele assim se pronunciou, resta-nos dizer "amém".

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.