Topo

Reinaldo Azevedo

Entenda caso Dirceu ou adote gritaria burra 5: convertido em juiz só de condenação, Fachin resolveu dar um golpezinho, mas foi derrotado

Reinaldo Azevedo

27/06/2018 07h25

Edson Fachjin: ele está gostando de sua fama de mau… Que tipo!

E foi, então, depois do voto de Dias Toffoli, que Edson Fachin, convertido em ministro de condenação do Supremo, se levantou algo indignado. Lembrou, e é fato, que não cabe habeas corpus de ofício em "Reclamação". Sim, mas as duas Reclamações já estavam sendo negadas por Toffoli, que se referia a outra coisa: os réus poderiam cumprir penas em situação mais gravosa do que deveriam. Fachin tentou dar um truque, pedindo vista do processo, o que congelaria a situação dos réus. Toffoli, então, propôs habeas corpus de ofício ao menos até que Fachin devolva o seu voto. E a aí a turma terá de reexaminar os dois casos. Foi seguido por Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. É uma pena que essas coisas não estejam sendo explicadas direito por boa parte da imprensa. É uma pena que, nesse caso, como no da senadora Gleisi Hoffmann, venda-se ao público a ideia de que tudo não passa de uma espécie de pacto em favor da impunidade.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.