Topo

Reinaldo Azevedo

Entenda o recurso de Lula 2: demora excessiva e atípica no TRF-4 motivou o apelo da defesa ao STF: quer liberdade de petista e pena suspensa

Reinaldo Azevedo

26/06/2018 07h25

Onde começou a confusão mais recente sobre o recurso que diz respeito a Lula? Lá no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A defesa do ex-presidente havia entrado com dois pedidos naquela corte: um Recurso Especial, que é endereçado ao Superior Tribunal de Justiça, em que alega que, no caso do processo do triplex de Guarujá, houve aplicação excessiva da multa. A Lula teria sido imposta a responsabilidade de ressarcir a totalidade de valores indevidos que teriam sido enviados ao PT.

A defesa também entrou com Recurso Extraordinário — este dirigido ao Supremo Tribunal Federal — em que alega que direitos constitucionais de Lula foram violados. O processo não teria respeitado o princípio do juiz natural e o fundamento da presunção de inocência: a condenação teria ocorrido sem provas. Nesse recurso, a defesa de Lula pede a liberdade do ex-presidente e o efeito suspensivo da sentença. Mas o que esse tribunal tem a ver com recursos ao STJ ou ao STF? É ele que faz o chamado juízo de admissibilidade e diz se são cabíveis ou não. Ocorre que os pedidos estavam lá dormindo havia quase dois meses. E nada de resposta.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.