Topo

Reinaldo Azevedo

Entenda o recurso de Lula 5: Fachin fez mal em retirar tema da pauta; agora, decidiu, de novo, votar questão, mas no pleno, não mais na turma

Reinaldo Azevedo

26/06/2018 07h10

Ministro Edson Fachin: ele andou tomando decisões atrapalhadas sobre processo contra Lula

Agora voltemos ao ministro Edson Fachin. Quando ele retirou de pauta o recurso impetrado pela defesa de Lula, agiu mal. Por quê? Porque, ao recorrer a defesa da decisão da desembargadora, a questão acabaria no… Supremo. Por esse motivo, os advogados do ex-presidente apelaram mais uma vez ao ministro, pedindo que tornasse sem efeito a sua decisão de retirar de pauta a petição, com efeito suspensivo da pena.

Fachin acolheu a questão apenas em parte. Não reviu a decisão de retirar a questão de pauta, mas decidiu enviá-la ao pleno do Supremo, depois de ouvido o Ministério Público Federal, que tem 15 dias para se manifestar. Aí caberá a Carmen Lúcia marcar a data do julgamento. Que, por óbvio, só pode ocorrer a partir de agosto, depois do fim do recesso de julho.

Só para lembrar: caso o Supremo acatasse a argumentação do recurso na íntegra, o que é pouco provável, Lula se tornaria elegível porque estaria suspensa a condenação em segunda instância, que é o que o impede de se candidatar, segundo a Lei da Ficha Limpa.

Para encerrar: coitados dos brasileiros em meio a esse cipoal! E as coisas são tão mais enroladas porque há autoridades que estão jogando mais para a torcida do que para o devido processo legal.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.