Topo

Reinaldo Azevedo

Entre os 35 ministros de Lula em 2003, inexistia peemedebista; em 2008, só 4. Dilma juntou 10 partidos e não obteve um terço do Congresso

Reinaldo Azevedo

15/06/2018 07h52

Lula e Dilma: eles cederam ao PMDB muito menos do que se diz e do que sugere Ciro Gomes

Ah, longe de mim afirmar aqui que o MDB, de antes ou de agora, é formado por uma plêiade de varões de Plutarco. Não mesmo! Mas afirmar, como faz Ciro, que os peemedebistas destruíram o projeto do PT é uma piada tosca. Dos 35 ministros de Lula em 2003, Ciro Gomes entre eles, quantos pertenciam ao PMDB? Nenhum! Eram petistas 24 membros da equipe. Em 2008, Lula tinha quatro peemedebistas no governo, com 18 petistas. Dados os 37 da primeira gestão Dilma, 18 eram do PT. Havia apenas seis pastas com o PMDB. No segundo mandato, a dita "presidenta" distribuiu seus espantosos 39 ministérios entre as seguintes legendas: PT, PMDB, PRB, PR, PP, PCdoB, PROS, PSD, PDT e PTB. Eram petistas 14 deles. Os peemedebistas tinham apenas seis pastas: a única relevante era a da Agricultura, ocupada por Kátia Abreu, que assumiu a função na cota pessoal de Dilma, não como indicada da legenda. Vai ver o PMDB começou a destruir o governo comandando os seguintes ministérios: Energia, Aviação Civil, Portos, Pesca e Turismo…

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.