Topo

Reinaldo Azevedo

Erdogan deu o golpe em 2013, ao inventar conspiração e prender jornalistas, militares e oposicionistas. A Turquia é hoje uma ditadura

Reinaldo Azevedo

25/06/2018 06h56

Recep Erdogan, o ditador com votos da Turquia, deu o golpe para valer em 2013, quando denunciou a suposta existência de um tal "Rede Ergenekon". Foi a versão turca dos "Processos de Moscou", de Stálin. Ele inventou uma suposta conspiração ultranacionalista e anti-islâmica que pretenderia derrubar o governo. Estariam envolvidos na tramoia militares (a maior parte dos acusados), jornalistas, professores, empresários etc. O então primeiro-ministro fez o grande expurgo nas Forças Armadas. O comandante do Exercito foi condenado à prisão perpétua. Há quem ache que uma ditadura que conta com o apoio da maioria é mais decente do que uma ditadura ancorada numa minoria. Como eu estaria morto ou preso tanto em uma como em outra, nego-me a achar uma coisa melhor do que outra. Continuo a escolher o único regime que pode abrigar quem sou e penso: a democracia! A democracia LIBERAL.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.