Topo

Reinaldo Azevedo

Esquerdas 2: MPF e setores da imprensa plantaram Lula e Bolsonaro e colheram o quê?

Reinaldo Azevedo

20/11/2017 09h03

 

O que é isso? Isso não é alho. É o famoso bugalho. Na política brasileira, é uma lavoura plantada e colhida a muitas mãos, inclusive as da imprensa

É evidente um Jair Bolsonaro no segundo turno, com sua ignorância estupefaciente e sua infinita capacidade de dizer bobagem, é um adversário dos sonhos para Lula ou para quem ele escolher. Aliás, é um adversário dos sonhos de qualquer um, mas é especialmente bom para alguém com perfil de esquerda porque isso ensejará a velha e conhecida solidariedade dos ditos órgãos formadores de opinião. Lula está dizendo à militância de esquerda:

O nosso inimigo não é Bolsonaro; no momento, ele é um aliado involuntário da nossa causa; não podemos é ter como oponente um nome do centro, que represente uma alternativa viável e serena de poder.

Assim, por mais que os bolsonaristas fiquem vomitando indecências contra todo mundo, contra os petistas em especial, Lula está dizendo que o melhor adversário é aquele que encerrou o Canal Livre apresentando-se assim: "Honesto, com Deus no coração e patriota". E, ao explicar seu patriotismo, foi eloquente: defende a família, o porte de armas, a exploração do subsolo, as parcerias na economia". E tudo isso "sem toma lá, dá cá".

Ao se referir a Bolsonaro, disse ele: "O Brasil tem que colher aquilo que planta". Notem: nem acho que foi o conjunto dos brasileiros a plantar e a colher esses horrores. Mas não tenho dúvida de que os hortelões dessa lavoura arcaica são o MPF, a direita xucra e importantes setores da imprensa.

Ao igualar todos os políticos, sem distinguir a natureza de suas transgressões, plantaram Lula. E colheram Lula.

Ao destruir a política e transformá-la em mero palco de trocas espúrias, plantaram Bolsonaro e colheram Bolsonaro.

"Ah, os políticos é que são os culpados! Foram eles!"

Não ajudaram, é certo! Mas não foram, não!

Todo jornalista que iguala caixa dois a corrupção passiva, como quer o Ministério Público Federal, está plantando Bolsonaro.

Todo jornalista que sustenta que a decisão da Assembleia do Rio, que revogou a prisão ilegal de três deputados estaduais, é um ato para acabar com a Lava Jato está plantando Lula.

Todo jornalista que censura o ministro Lewandowski por ter aplicado a lei ao recusar a homologação de uma delação está plantando Bolsonaro.

Todo jornalista que ignora as prerrogativas do Estado de Direito para puxar o saco de procuradores e juízes (incluindo os do Supremo) que decidem fazer justiça com a própria toga está plantando Lula e Bolsonaro.

E, bem, essa colheita macabra acaba dando o quê? Lula e Bolsonaro!

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.