Topo

Reinaldo Azevedo

Meirelles é pré-candidato ao Planalto; decisão vem em março ou abril

Reinaldo Azevedo

15/12/2017 08h17

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concedeu, nesta quinta, uma entrevista exclusiva ao programa "O É da Coisa", que ancoro na BandNews FM. Sim, ele pretende ser candidato à Presidência da República, chama essa candidatura de "possível", diz que tomará a decisão entre março e abril e deixou claro que quer ser o nome das forças que hoje dão sustentação ao governo Michel Temer. Vamos ver.

Tratava-se de um dia especial por dois motivos: as forças governistas haviam decidido adiar para o dia 19 de fevereiro a primeira votação na Câmara da PEC da Previdência. Novas concessões estão em debate em busca da aprovação. Mas algo ainda mais relevante, neste momento ao menos, havia se dado.

O governo havia revisado para cima a expectativa de crescimento da economia para este 2017 e para o ano que vem. Segundo o ministro, neste ano, deve haver uma expansão de 1,1%. O Relatório Trimestral de Inflação anterior, elaborado pelo Banco Central, falava em 0,7%. Para 2018, deixa-se para trás a expectativa de um crescimento de 2,6% e se anteveem 3%.

Com a reforma da Previdência, avalia o ministro, o crescimento de 2018 deve ser de 3,3%; sem ela, de 2,85%. Portanto, no ano mesmo em que a proposta pode ser aprovada, o impacto no PIB pode ser quase 0,5 ponto (0,45 para ser preciso).

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.