Topo

Reinaldo Azevedo

Fachin, Barroso e Fux não me surpreendem em nada. Com todo respeito, deixaram há muito de se comportar como juízes. Fazem é política!

Reinaldo Azevedo

15/06/2018 07h00

Cada um vote como quiser, assim como posso, se quero, lamentar o papel ridículo de cinco ministros que, na votação sobre a condução coercitiva, mais uma vez, tiveram de recorrer a argumentos que não pertencem à esfera jurídica, dando-se mesmo o desplante de ignorar o que está escrito em nome de suas noções muito particulares de Justiça. Edson Fachin, Roberto Barroso e Fux não me surpreendem em absoluto. Com todo respeito, deixaram há muito de se comportar como juízes. Usam, de forma desabrida, clara e insofismável o tribunal como instrumento de luta política — não a política partidária. Em nenhum momento o trio enfrentou o óbice constitucional, tentando lhe dar outra leitura que fosse, ainda que difícil. Nada! Perderam-se em conjecturas sobre ser a condução coercitiva um modo de fazer a punição valer também para os ricos. Não é argumento, mas uma regurgitação do punitivismo estúpido, vazado com as tintas da defesa do interesse dos mais pobres. Bem lembrou, note-se, o ministro Marco Aurélio que a condução coercitiva, inconstitucional!, não era um instrumento empregado apenas contra crimes do colarinho brando — e não que ele o estivesse justificando. A prática se espalha país afora e, por óbvio, agride muito mais os direitos dos humilhados, que Fachin fingia proteger.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.