Topo

Reinaldo Azevedo

Faoro se fez Faoro amansando ditadura militar; Barroso se fez Barroso aviltando a democracia. Ou: o PT canta Herivelto para Dalva de Oliveira

Reinaldo Azevedo

04/05/2018 07h45

Dalva de Oliveira: "Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem"…

Leiam trecho da minha coluna na Folha:

O ministro Roberto Barroso, do STF, é mesmo um homem de método. Não completou nem seu primeiro lustro no tribunal e já arrumou seus hagiógrafos. Um deles, Christian Edward Cyril Lynch, concedeu uma entrevista entrevista ao site Jota e disse coisas assombrosas.

O esforço, no entanto, tem sua utilidade. Resta evidente: Barroso perdeu a modéstia e resolveu governar o Brasil. E já se vê como líder de uma revolução. Há um projeto. Ele tem frequentado muito a minha coluna, eu sei. O leitor merece um descanso. Ele não.
(…)
O homem era, sim, um quadro da "vanguarda modernizadora", como quer Lynch, mas da "vanguarda modernizadora" do PT, o que é sinônimo de retrocesso. O "Exterminador do Futuro do Direito Penal" já é uma reinvenção.

O original atuava como quadro partidário. Aí veio o reverso da Fortuna, como na tragédia grega. O PT paga em cadeia o que lhe pagaram os empreiteiros por sua húbris. Ágil, Barroso resolveu ser herói do moralismo tacanho e fez da prisão de Lula uma bandeira.

O partido choraminga como Herivelto Martins para Dalva de Oliveira: "Atiraste uma pedra no peito de quem/ Só te fez tanto bem". Na política, mais do que na vida, "o beijo, amigo, é a véspera do escarro".
(…)
Um historiador das ideias é bem-sucedido quando, a despeito de contradições de superfície, encontra linhas de continuidade ou de contato entre elementos aparentemente desconexos. Mas não pode esmagar os fatos. Faoro foi o responsável pela restauração do habeas corpus.

Barroso se tornou a voz das trevas do direito penal contra um dos pilares de um regime de liberdades. Faoro se fez Faoro amansando a ditadura. Barroso se faz Barroso aviltando a democracia.
(…)
Íntegra aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.