Topo

Reinaldo Azevedo

Fogo no maribondo

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 21h56

José Sarney já presidiu o partido da ditadura, o Brasil e o Senado. E também escreve. Sem dúvida, é o que ele faz de pior. Mas é acadêmico, com direito a fardão. Nesta quarta, o homem almoçou com 30 empresários da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). Disse uma daquelas frases inúteis que se ouvem no país volta e meia: "Sem uma reforma política, o Brasil é ingovernável". Falo já sobre o assunto. Mas eu gostei mesmo foi do elogio à tautologia e ao não-raciocínio circular ao defender a reeleição de Lula: "Acho que a eleição de Lula foi muita boa para o Brasil, e a continuidade também. Se não tivermos um presidente que inspire as classes sociais, que tenha o problema social como prioritário e que possa concluir projetos sociais, podemos perder algo que o Brasil deve merecer, que é a preocupação com a questão social". Vocês entenderam? Ele está dizendo que acha Lula melhor para o Brasil porque, para o Brasil, o melhor é Lula. A frase não está à altura nem de Maribondos de Fogo… É claro que eu não li o livro, ora essa. Há coisas que você tem a obrigação moral de desprezar mesmo sem conhecer. Era só o que me faltava… Quanto à tese da reforma, reparem que todos os fatos do dia estão coordenados. Ora, qual é o limite que não podemos aceitar? O Brasil ficar ingovernável. E para que não fique? É preciso fazer uma reforma. Mas e se a legislação não permitir? O Brasil fica ingovernável, e aí as leis não valerão mesmo. Corolário: façamos a reforma, respeitando ou não a lei. Sarney é um homem de grandes prodígios: conseguiu criar um Estado do qual se tornou senador perpétuo e, não faz tempo, propôs uma zona franca que abrangia quase metade do território nacional. Ele já tem 76 anos. À diferença de Lula, eu não acho que pode falar o que lhe der na telha. Ao contrário: mais experiente, tem a obrigação de acertar mais.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.