Topo

Reinaldo Azevedo

GLEISI AOS ÁRABES 2 – Kim Jong-un quer vídeo; PT ainda não percebeu que o alvo não é Lula, mas a própria política. Burrice?

Reinaldo Azevedo

18/04/2018 23h13

Kim Jong-un encomenda um vídeo á camarada Gleisi Hoffmann: ele também é contra presos políticos. Manda matar.

Depois do vídeo que Gleisi Hoffmann, presidente do PT, gravou para a Al Jazeera denunciando aos países árabes a prisão de Lula, a coisa não para mais: já chegaram pedidos da Coreia do Norte, de Cuba, da Venezuela, do Irã — a senadora achou que estivesse falando também com iranianos, mas descobriu que são persas —, da Turquia, da Rússia… Notem que são países com graus distintos de, como direi, barbárie democrática… Tenham paciência!

Pedir apoio a tiranias em favor da liberdade de Lula nem é a coisa mais estúpida que o PT e Gleisi estão fazendo. No tal vídeo, a petista afirma que a prisão do ex-presidente é uma nova etapa do que ela chama "golpe", que teria começado com a deposição de Dilma e tido prosseguimento, no governo Temer, com a política externa supostamente subordinada ao Departamento de Estado dos EUA e com a entrega das reservas de petróleo a "multinacionais, petrolíferas da Europa e também dos EUA" — aliás, são estas a explorar o petróleo nos países árabes…

O PT insiste em tratar Lula como a única vítima das investidas do Ministério Público e de setores do Judiciário. Até parece que Aécio Neves não se tornou réu nesta terça apenas porque exerceu o seu papel de senador no caso da imputação da obstrução da investigação. Até parece que o presidente Michel Temer não foi vítima de duas tentativas do que até Lula chamou de "golpe". E se tenta armar, note-se, uma terceira denúncia. Até parece que o presidente da República não está sendo investigado no próprio Supremo contra o que diz a letra explícita da Constituição.

Os petistas conseguem ser autorreferentes na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Quando estão por cima da carne seca, saem esmagando o que veem pela frente. Se preciso, até aliados. Quando estão na pindaíba, como agora, reivindicam a condição de alvos exclusivos dos setores punitivistas do MPF e do Judiciário, que fugiram do controle democrático.

Ora, com diagnóstico errado, só podem surgir os remédios errados e contraproducentes.

Pergunta-se: Lula está melhor depois desse vídeo?

O ex-presidente, é verdade, demonstra uma impressionante resistência eleitoral. Negá-lo é uma bobagem. Ela decorre muito mais da estupidez cometida por seus adversários e da sanha fanática do MPF em liquidar com todos os políticos do que do acerto de seus "companheiros". Estes ainda não se deram conta de que, e sabe-se lá quanto tempo vai durar, o golpe foi dado pelo "Partido da Polícia". Este não quer mandar apenas os políticos para a cadeia. Quer logo é mandar a política.

Gleisi fez o que o PT sabe fazer: acenou para ditaduras e atacou os adversários internos que são vítimas dos mesmos procedimentos que colheram o seu líder.

Meu velho mestre das primeiras letras ideológicas, quando eu tinha unas 14, 15 anos: "A pior forma de reacionarismo, Reinaldo, é a burrice".

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.