Topo

Reinaldo Azevedo

Governo Temer deveria evitar atravessar a rua e pisar em casca de banana no caso de servidores e carros a que Lula tem direito

Reinaldo Azevedo

09/04/2018 21h13

O governo do presidente Michel Temer deveria se manter longe de uma confusão que está pintando na área. Os ex-presidentes da República têm direito a dois carros com motoristas, quatro seguranças e dois assessores pessoais. Fernando Collor, por exemplo, os manteve mesmo depois de impichado. O mesmo acontece com Dilma Rousseff.

Lula está preso. Perdeu, portanto, o direito de ir e vir. Sua segurança será sempre feita pelo órgão prisional que o abrigar. Assim, os dois motoristas (e os respectivos carros) e os quatro seguranças seriam desnecessários. Restaria a discutir a pertinência de manter dois assessores pessoais.

A lei que trata do assunto é o Decreto 6.386 . Obviamente, não prevê o que fazer para as circunstâncias vividas pelo petista.

O que eu faria em lugar do Planalto?

Como a lei não exige nada, a resposta é "nada". Antes que comece a gritaria: o serviço secreto acompanha ex-presidentes americanos até em suas atividades privadas. Quando Bill Clinton veio dar uma palestra no Brasil — e nada tinha a ver com o governo americano —, os agentes não se desgrudaram dele um único minuto.  Não houve lugar que ele tenha visitado que não tenha recebido uma visita prévia dos homens de negro.

A proteção oferecida a ex-presidentes, por óbvio, não pode ser transferida a terceiros. Mas é evidente que familiares de ex-presidentes também ficam menos expostos com o serviço oferecido pelo Estado. A sociedade está envenenada, e os malucos estão à solta. Melhor adotar prudência com caldo de galinha.

Ademais, há um quadro de indefinição jurídica que recomenda cuidado.

Convenham: nem mesmo se poderá falar em economia de recursos porque as pessoas que servem a ex-presidentes são funcionários públicos estáveis.

Pra que atravessar a rua para pisar em casca de banana?

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.