Topo

Reinaldo Azevedo

Herzog 4: Cinco dos atuais ministros do STF nunca se posicionaram sobre a anistia: Fux, Barroso, Rosa, Fachin e Moraes. O que será?

Reinaldo Azevedo

31/07/2018 04h51

A ação do MPF reacende o debate da revisão da Lei da Anistia e pode complicar a política de marketing daqueles que se tornaram improváveis heróis da extrema-direita no tribunal, como Luiz Fux e Roberto Barroso. Explico por quê. Fux está sentado sobre uma ação movida pelo PSOL em 2014. Trata-se da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 350 (ADPF 350), que pede o julgamento dos recursos contra aquela decisão tomada em 2010, que referendou a validade da Lei da Anistia. A ação está com Fux porque ele herdou o processo de Eros Grau, a quem substituiu. Barroso já deixou claro ser favorável à revisão. Além dos dois, três outros ministros ainda não se manifestaram a respeito: Edson Fachin, também em lua de mel com a direita lava-jatista, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Se a questão voltar a ser examinada pelo tribunal, em tese ao menos, o resultado pode ser outro.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.