Topo

Reinaldo Azevedo

José Dirceu em artigo: pau na Polícia e no governo de SP e nada para o PCC. Mas página se salva

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h10

Todos devem ler o artigo assinado por José Dirceu, deputado cassado sob a acusação de corrupção, publicado ontem no Jornal do Brasil. Engraçado… O artigo foi publicado na quinta. Dirceu deve tê-lo escrito no sábado. Parece que ele esperava uma catástrofe que não veio, pois ele acusa a "reação histeria e sem controle do governo estadual". Alguém viu isso? Se a polícia apanha logo de cara, aos bandidos, nada de palavras agressivas. Limita-se sempre a falar "ação do PCC". Minto: segundo ele, a repressão daquela polícia histórica atinge "os pobres e negros". Os petistas insistem em ligar pobres e negros a ações criminosas, num preconceito inaceitável. Até parece que, por exemplo, político branco e rico não faz safadeza. Dirceu avança: "A polícia continua matando mais aqui do que em qualquer parte do mundo". De novo, a polícia no banco dos réus. Estou no terceiro parágrafo do artigo, e nada de atacar o PCC. Aí ele acusa os governos de investir em viaturas e armas e não em polícia técnica e científica. Não está falando de Lula, claro, que não fez nem uma coisa nem outra. Ele já está no sétimo parágrafo, e nada de atacar o PCC. Fez até uma criticazinha, bem leve, ao governo Lula. Mas Marcola continua incólume. Fala de algumas conquistas supostas do Ministério da Justiça que já foram desmoralizadas aqui. Briga um pouquinho com o corte de verbas — aí já é sua disputa interna passada com Palocci —, mas nada ainda sobre o PCC. E termina, porque é um homem de bom coração, dizendo que nada será resolvido sem crescimento econômico. Sobra uma paulada para as elites — para as quais, segundo sei, ele trabalha hoje, agora como funcionário. E pronto. Dirceu escreve 12 parágrafos, quase meia página de jornal, e não ataca nem uma miserável vez os bandidos. Ao contrário, eles seriam fruto de problemas sociais e da falta de crescimento econômico. Não acreditam em mim? Segue o link com o artigo. A sorte de vocês é que há lá também um texto de Olavo de Cavalho. E é possível recuperar a sanidade. Ele lista as últimas da Gestapo caipira. Este link é para a versão eletrônica do JB. Procure a edição de ontem e use mecanismo de busca para o artigo.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.