Topo

Reinaldo Azevedo

Julgamento da prisão de Aécio é adiado; Andrea Neves vai para prisão domiciliar

Reinaldo Azevedo

20/06/2017 17h51

Hoje à tarde, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pôr Andrea Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em pisão domiciliar. O mesmo aconteceu com Frederico Pacheco, primo do político mineiro, e com Frederico Pacheco, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG).  Eles estavam presos desde o mês passado em Belo Horizonte, acusados de intermediar o pagamento de propina do grupo J&F para Aécio. Haverá outras medidas cautelares, como entrega de passaporte.

Também nesta tarde, o ministro relator do caso,  Marco Aurélio Mello, decidiu adiar o julgamento sobre o pedido de prisão preventiva feito pela Procuradoria-Geral da República contra Aécio. O ministro espera o julgamento de um recurso da defesa. Haverá outro post a respeito.

Na semana passada, a PGR reforçou o pedido de prisão e alegou o descumprimento do afastamento do senador das suas funções parlamentares, baseando-se em postagens nas redes sociais. Em uma foto, Aécio aparece ao lado dos senadores tucanos Tasso Jereissati (CE), Antonio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB) e José Serra (SP). "Na pauta, votações no Congresso e a agenda política", diz a legenda da foto.

Em nota, a assessoria de Aécio Neves informou que o senador afastado tem cumprido integralmente a decisão do ministro Edson Fachin e se mantém afastado das atividades parlamentares. "Entre as cautelares determinadas não consta o impedimento de receber visitas e discutir como cidadão, e não como parlamentar, assuntos diversos", defende a nota.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.