Topo

Reinaldo Azevedo

Lindbergh 1: O senador não é de nada! Sabe-se que a coragem física não é compatível com demagogia falastrona

Reinaldo Azevedo

26/01/2018 08h21

Lindbergh Farias: falastrão e fanfarrão, o senadore agora quer brincar com fogo

Os irresponsáveis estão à solta. E o maior deles atende pelo nome de Lindbergh Farias, senador pelo PT do Rio. Aliás, ele tem de ter um mínimo de vergonha na cara e levar a sério aquilo que diz. Tem de renunciar ao mandato de senador. Por que afirmo isso? Ao discursar na quinta à noite para militantes do PT, afirmou (veja vídeo):
"Vamos parar de ilusões. Será que alguém acha que é pelo caminho institucional que nós vamos derrotar o golpe? Muita gente discordou da fala dura da senadora Gleisi [Hoffmann], da minha fala, porque tinha ilusão de que a gente fosse ganhar no TRF-4. Eles não entenderam que esse sistema judicial faz parte do golpe, conspira pelas elites, contra o povo trabalhador. Será que alguém aqui ainda tem a ilusão de que nós vamos derrotar o golpe, garantir a candidatura do Lula, ganhando uma liminar no Supremo, no STJ? Chega, pessoal! Só há um caminho para derrotar o golpe, que é apostar nas ruas, no enfrentamento social, na rebelião cidadã, na desobediência civil. Nós não vivemos numa democracia, temos o direito de nos indignar e de ir para as ruas. É campanha toda a semana, mobilização toda a semana, não podemos abandonar as ruas. "E eu mando aqui um recado para eles, para essa corja. Se eles acham que vão prender o Lula… Para prender o Lula, tem de prender nós todos aqui, que estamos nesse ato (…)."

O Senado é a chamada Câmara Alta da nossa República. É um dos pilares da institucionalidade. Se ele não serve à luta de Lindbergh, ele tem de deixar de ser covarde e de cair fora. Mais: que tenha a coragem adicional de pregar a luta armada, ora bolas! Como é que alguém pode descartar o caminho institucional recebendo um salário nababesco, morando de graça em apartamento funcional, tendo carro com motorista, plano de saúde de primeira linha e pelo menos 21 funcionários — esse número é de 2016?

É a institucionalidade que garante ao senhor Lindbergh a imunidade parlamentar, que lhe permite fazer esse discurso destrambelhado, que, entendo eu, incita a violência, ainda que de maneira oblíqua porque, como já disse, a fala se esconde atrás da covardia. Quero saber o que quer dizer "rebelião cidadã", "desobediência civil' e "enfrentamento social". Na pratica, isso se traduz em quê?

Lindbergh não é de nada. O inimigo mais poderoso que já enfrentou é a irrelevância. Esse é do tipo que, num pega-pra-capar, se esconderia logo no primeiro tiro. Quem se dispõe ao enfrentamento não faz esse tipo de discurso. Os vividos sabem que a coragem física não é compatível com a demagogia e a fanfarronice.

Acontece que sua fala pode açular a fúria de uns pobres-diabos que não sabem que o senador está apenas fazendo política rasteira, mixuruca. Se ele próprio se levasse a sério, não aceitaria integrar o Senado, então, de uma não-democracia — a menos, claro, que fosse uma ditadura de esquerda. Como não leva nem é sério, então se aproveita das mordomias nababescas do Senado Federal.

Ah, sim: no discurso, ele deixou claro que, caso o PT volte ao poder, quer um regime bolivariano, ainda que Lula e o partido já estejam articulando uma nova "Carta ao Povo Brasileiro" para evidenciar, justamente, que bolivariano não é… Mas a plataforma de Lindbergh é outra. Afirmou:
"A esquerda tá renascendo, o PT tá renascendo, mas, desta vez, a gente vai fazer mais: vai democratizar os meios de comunicação, a gente vai tributar as grandes fortunas, a gente vai chamar uma Constituinte e fazer uma reforma desse Judiciário, que só decide a favor das elites. Companheiros, agora é hora de luta! Chega! Não é hora de uma esquerda frouxa, acomodada, burocratizada. Agora é hora de uma esquerda com vontade lutar para defender Lula (…)"

As palavras podem ter consequências. Se grupelhos de esquerda saírem quebrando tudo por aí… Se extremistas decidirem praticar atentados terroristas contra as chamadas "elites"; se destrambelhados houverem por bem transformar em alvos os tribunais país afora, o que posso dizer? Quem assim agir estará dando consequência à fala de Lindbergh.

Já sugeri que o petista colocasse o senador e sua colega de bancada, Gleisi Hoffmann em prisão domiciliar partidária. Mas eles continuam por aí, à solta, falando o que lhe dá na veneta. E Lula, ora vejam, está pagando o pato. O recolhimento de seu passaporte é uma resposta errada e também destrambelhada da Justiça a discursos como o de Lindbergh.

Vergonha na cara, senador! Renuncie à função institucional que exerce e tenha a coragem de viver segundo aquela que o senhor diz ser a sua concepção de mundo….

Mas ele não o fará, não é? Imaginem só… Na luta armada, nos arrabaldes das grandes cidades ou na selva, no calor da batalha, com balas zunindo, quem vai se encarregar de aplicar Botox, não é?, para garantir aquele ar de Dorian Gray do capitalismo periférico e do socialismo retardatário?

O discurso de Lindbergh é próprio de quem quer Lula da cadeia. Resta, agora, saber por quê.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.