Topo

Reinaldo Azevedo

LIVE 1: Bolsonaro faz nova transmissão. Só não é um Pestana porque ele não sabe compor polcas e porque sua mediocridade é relevante

Reinaldo Azevedo

19/12/2018 07h06

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, fez mais uma "live" nesta terça-feira. Querem saber? Ele me inspira mais piedade do que Pestana, a personagem do conto "Um Homem Célebre", de Machado de Assis. O dito-cujo queria fazer música erudita, mas só tinha talento para a polca. Quando imaginava que daria à luz algo essencial à humanidade, vinha-lhe à mente uma obra original, sim, mas seu título não podia ser nada além de "Não bula comigo, nhonhô. Pestana, coitado!, deve-se registrar, era boa-praça, não ambicionava o poder e só fazia música ruim. Era, tudo indica, meio burro, mas nada que chocasse os salões. Ele também não ambicionava uma fala normativa, que servisse de instruções a terceiros. Em suma: Pestana era apenas um cara que sonhava com o estrelato da música de concerto, mas não produzia nada além de polcas que contavam com o gosto popular. Sua mediocridade era irrelevante.

A de Bolsonaro não é. Ele fez uma nova "live" nesta terça e mal conseguiu disfarçar o constrangimento. Todos os temas que compuseram a política do ódio ao longo da campanha eleitoral foram perdendo sentido. Ah, não! Ele não tem o que dizer sobre Fabrício Queiroz, o assessor de Flávio Bolsonaro, seu filho e senador eleito, que movimentou R$ 1,2 milhão em um ano. Então falar sobre o quê?
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.