Topo

Reinaldo Azevedo

LIVE MUITO LOUCA 2: Bolsonaro ataca decreto de Temer que é modernização da lei que multa, não o oposto. E Marrakesh não fica na Turquia

Reinaldo Azevedo

13/12/2018 08h01

https://www.youtube.com/watch?v=p3BA2SRfegA

O homem que vai governar o Brasil a partir de 1º de Janeiro deixou claro que se opõe, por exemplo, ao Tratado de Paris e ao Tratado sobre Migração. Ocorre que ficou evidente que ele desconhece seus respectivos conteúdos. Não conseguiu acertar nem mesmo o país em que se deu a conferência sobre migração. Aconteceu em Marrakesh, no Marrocos, não na Turquia, como ele disse. Não se via ali nem mesmo aquela lição de casa básica, que consiste em ao menos colher informações mínimas sobre o assunto de que vai tratar. E não! Bolsonaro nada disse sobre a tragédia de Campinas. Parte de sua prédica foi dedicada à demonização dos fiscais do Ibama, que, segundo ele, aplicariam multas injustas. Mas com que propósito? Ele afirmou:
"O que nós descobrimos? Por que essas multas são extorsivas? Porque, segundo me informaram, [em razão de] um decreto presidencial, 40% dessa multa vai para ONGs para fazer um trabalho de preservação do meio ambiente, e nós sabemos como muitas ONGs, não são todas, agem no Brasil. Isso vai deixar de existir".

Bolsonaro não descobriu nada. Decretos são públicos e saem no Diário Oficial. Essa é uma das boas medidas do governo Temer, do fim do ano passado. Os que recebem multa do Ibama podem abater até 60% do valor caso financiem a recuperação de áreas degradadas. Perceberam a nada ligeira diferença?

Trata-se de uma medida que, se não existisse, deveria ser criada. Mas está claro que ele vai pôr um fim à prática.
Continua aqui

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.