Topo

Reinaldo Azevedo

LULA DA CADEIA 3: Qual será o efeito eleitoral do evento? Lava Jato consegue ressuscitar Lula e empurrá-lo para a cadeia

Reinaldo Azevedo

10/03/2018 08h21

Qual será o efeito eleitoral da prisão de Lula? Difícil de estimar. E se vier a ser solto depois? Idem. Já escrevi aqui e reitero: será o acontecimento mais importante dessa fase da pré-disputa depois que ficou claro que ele não poderá concorrer. Note-se que amplas fatias do eleitorado ainda não desistiram de seu nome. O evento tem força o bastante para levar a uma união das esquerdas a depender de como o PT responda politicamente ao acontecimento.

É inédito na história do país e das democracias — até onde sei — que um nome que conte com o apoio de quase 50% do eleitorado, no caso da disputa de segundo turno, esteja recolhido à prisão. A aposta dos adversários do PT é que a cadeia levará ao divórcio entre Lula e o eleitorado. Há uma enorme possibilidade de que essa hipótese se frustre e de que ele permaneça como a voz individual mais influente do pleito.

Que brasileiro pode se dar por satisfeito que um presidiário tenha tanto poder numa disputa que se segue a uma fase de recuperação da economia, depois de o país ter mergulhado na pior recessão de sua história? Só um tarado moral, estupidamente irresponsável, pode se regozijar com isso.

Sim, a Lava Jato e suas heterodoxias estão empurrando Lula para a cadeia. Mas essa mesma Lava-Jato se encarregou, como se sabe, de ressuscitar Lula eleitoralmente.

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.