Topo

Reinaldo Azevedo

Lula envia carta a Gleisi em que reafirma a sua candidatura; diz que aceitar “Plano B” seria como admitir sua culpa. Está fazendo confusão

Reinaldo Azevedo

10/05/2018 08h27

Lula e Gleisi: carta reflete o estado de tensão do PT. Que não vai passar tão cedo

Nem sempre a cadeia é o melhor lugar para a reflexão. Lula enviou uma carta à senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT, que vai enterrar por um bom tempo o falatório sobre uma possível aliança do partido com Ciro Gomes (PDT). Lá se lê o seguinte, segundo informa a Folha:

"Se eu aceitar a ideia de não ser candidato, estarei assumindo que cometi um crime. Não cometi nenhum crime. Por isso sou candidato até que a verdade apareça e que a mídia, juízes e procuradores mostrem o crime que cometi ou parem de mentir.
(…)
"Querida Gleisi, estou acompanhando na imprensa o debate da minha candidatura, ou Plano B ou apoiar outro candidato (…) Sei o quanto você está sendo atacada. Por isso resolvi dar uma declaração sobre o assunto.
(…)
Quem quer que eu não seja candidato eu sei, inclusive, as razões políticas, pois são concorrentes. Outros acham que fui condenado em 2ª instância, então sou culpado e estou no limbo da Lei da Ficha Suja.
(…)
Os meus advogados sabem que eu sou inocente. A maioria do povo sabe que eu sou inocente.
(…)
O povo merece respeito. O povo tem que ter seus direitos e uma vida digna. Por isso, queremos uma sociedade sem privilégios para ninguém, mas com direitos para todos".

Lula está, obviamente, misturando alhos com bugalhos. Ao fazer essa mistura, politiza a justiça e judicializa a política ainda mais do que já se faz hoje em dia. Nem mesmo há um procedimento judicial possível que possa torna-lo elegível até outubro. E, ao contrário do que se diz por aí, a eleição não está longe. Já está perto demais.

Ainda que se queira falar que, por enquanto, faz sentido o partido manter a pressão, a verdade é que a legenda, daqui a pouco, começa a sair do planejamento de possíveis aliados.

Mais: se Lula admite que Gleisi está sendo atacada, vamos convir, isso a que ele chama "ataque" só pode partir dos próprios petistas, num sinal de que o partido vive uma grande tensão interna.

Há o risco de Gleisi acreditar no que lê e sair por aí a inviabilizar qualquer chance de entendimento.

Lula pode até achar que ainda não é hora — e já começa a ser —, mas sabe que ou indica um nome do partido para ocupar o seu lugar na chapa ou apoia Ciro Gomes,

Para o seu próprio interesse e do PT, dever ter jogado água na fervura. Resolveu, no entanto, elevar a temperatura.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.