Topo

Reinaldo Azevedo

Mas o que quer o PSDB? A que se deve a pretendida hegemonia do centro? Com que instrumento?

Reinaldo Azevedo

06/12/2017 06h15

Mas, afinal, o que quer o PSDB?

Essa é mais difícil do que a pergunta feita por Freud sobre o que queriam as mulheres, rsss.

Em nenhum momento, é importante que fique claro, o partido acenou com a possibilidade de contribuir com seus 46 votos à reforma da Previdência. A entrevista que o ministro Henrique Meirelles concedeu à Folha, na qual disse que Garaldo Alckmin não contará com o apoio do governo, levou alguns tucanos a fazer beicinho com o bico. Bem, esperavam o quê?

Nesta terça, o próprio presidente Michel Temer foi instado por jornalistas a falar a respeito e, parece-me, disse o óbvio. O ministro da Fazenda não foi agressivo. Teria feito uma análise que ele chamou de "sociológica". Tucanos hortelões, bons de plantação, espalharam a versão de que a fala de Meirelles tornou ainda mais difícil o apoio dos tucanos à reforma da Previdência.

É mesmo? Ele era fácil antes? Quase metade da bancada votou para derrubar o presidente duas vezes, num movimento irresponsável de oposição ao governo que tinha, entre outros objetivos, afastar-se do tema "reforma da Previdência". Se o PMDB e alguns partidos da base podem dar a cara a tapa para defender a mudança, por que o PSDB não pode fazer o mesmo?

Alguém poderia responder: "Porque não é mais um partido da base…" Bem, o desembarque pleno não aconteceu ainda. Mesmo que aconteça, eis a pergunta necessária: e aquela conversa de não precisar ser da base para atuar em favor do Brasil? Não consigo encontrar uma boa resposta para que o PMDB e outros partidos que apoiam Temer marchem unidos com Alckmin.

Notem: não estou dizendo que é um mau candidato ou que não tenha chance de crescer. É um nome, vamos convir, ainda a ser construído. Não é preciso ser bidu para intuir que os números da última rodada do Datafolha não são exatamente entusiasmantes, não é mesmo? Muito pelo contrário. Com Lula na disputa, as chances de o tucano chegar ao segundo turno parecem, vistas daqui, bastante remotas. Sem o petista — mas se ignorando quem seria seu ungido —, sua melhor marca é 12%, empatado com Ciro Gomes (PDT), com 13%. Em uma das simulações, o outro homem nascido em Pindamonhangaba, mas cearense por origem e criação, aparece com 12%, e o governador de São Paulo, com máquina incomparavelmente maior, com 9%.

O que justifica essa tentação hegemônica do PSDB, além de nada? João Doria, que, imaginavam alguns — e talvez o próprio prefeito —, poderia ser um bom caça-votos para Alckmin na disputa pelo governo de São Paulo está às voltas com uma crise de confiança do eleitorado paulistano. E não duvidem: essas coisas se espraiam e contaminam outras áreas do Estado.

Qualquer um que fizesse até outro dia uma leitura objetiva do quadro eleitoral entenderia que Alckmin era o nome certo a, vamos lá, empunhar a bandeira do chamado "centro". O bom senso recomendaria não perder o PMDB de vista, com o poder que essa legenda tem de atrair outras. Mas, ninguém consegue entender por que ou atendendo a que desígnio, parte dos tucanos resolveu se comportar como oposição ao governo federal. E, não custa notar: a um bom governo.

Numa eleição em que quaisquer vinte e pouquinhos pontos podem pôr o sujeito no segundo turno — e isso implicaria terceiro e quarto lugares a dois ou três pontos do segundo —, optar por uma estratégia que isola a sigla em vez de ampliar o escopo de alianças parece coisa de doido.

Sei lá se é possível rever, a esta altura, a estratégia. No caso, claro!, de haver uma estratégia.

Chamem os cabeças pretas e ocas para dar uma sugestão.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.