Topo

Reinaldo Azevedo

MEU ARTIGO NA FOLHA DE S.PAULO: E se, por distração, Bolsonaro acabar fazendo um bem ao país?

Reinaldo Azevedo

26/10/2018 12h56

E se Jair Bolsonaro (PSL) fizer, por distração, um bem ao país? "Olhem o Reinaldo a flertar com o capitão…" Calma! Não há chance de eu me deixar seduzir por pisadelas, beliscões e truculência. Todos sabem o que penso sobre a candidatura de Bolsonaro. Expus de forma um pouco mais detida, em artigo na Ilustríssima, a repulsa que me causam parte de sua agenda, o modo como ele a apresenta e os sentimentos que mobiliza.

Não está, no entanto, em formação, observei, um movimento "fascista". Rejeito o emprego da palavra como metáfora ou xingamento. Há, sim, valores inequivocamente fascistoides no conjunto da obra. Refuto que o candidato possa ser visto como expressão do liberalismo, ainda que o significado dessa palavra se esgotasse em uns tantos pressupostos econômicos. Gosto da ideia de que a economia, assim como a matemática, não é moral. Mas as pessoas são.

Ainda que o candidato encarnasse a totalidade do meu ideário pessoal para as relações de troca e as questões distributivas, não poderia, como jornalista com senso de decoro ao menos, condescender com uma candidatura que, a um só tempo, acusa o adversário de querer controlar a imprensa —de fato, o PT tentou fazê-lo no passado e volta a flertar com a ideia no presente—, mas ameaça, uma vez no poder, cortar verba publicitária de veículos de comunicação não-alinhados. (…)

Leia a íntegra aqui.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.