Topo

Reinaldo Azevedo

NA FOLHA: As tentativas de derrubar o governo Temer golpearam, na verdade, a agenda do centro

Reinaldo Azevedo

22/06/2018 16h54

Quando a Lava Jato, com o apoio claro dos partidários da tal "nova política" e de setores da direita, passou a atuar para derrubar o governo Temer, o que fazia era precisamente golpear a agenda do…"centro". Ou, se quiserem, a agenda do "conservadorismo".

Retiro de tal palavra, por óbvio, a carga negativa que lhe empresta a esquerda. Nas democracias, um conservador luta pela preservação do molde institucional —não das iniquidades— para que as mudanças e o progresso se deem com segurança.

Vivemos um período de incerteza inédito desde a volta da eleição direta para a Presidência, em 1989. Naquele ano, a despeito da multidão de candidatos, Fernando Collor passou a liderar as pesquisas já em abril.

A dúvida razoável era saber que nome representaria a esquerda no confronto final —Lula ou Leonel Brizola?—, o que se arrastou até a boca da urna.

Neste 2018, a menos de quatro meses do pleito, não sabemos nada. Explica-se. Em 1989, não se vivia, como agora, à espera de Godot, o protagonista ausente da peça de Samuel Beckett. O meu alento é que o muito querido Gerald Thomas, o maior especialista na obra do dramaturgo irlandês, explore estes tempos no palco, emprestando um pouco de poesia sempre incômoda a nossos absurdos.

Espera-se "o" candidato de centro. Mais difícil do que apontá-lo é saber o que ele pensa. Ou o que ele deve pensar. Lula, por enquanto pré-candidato do PT, já ancorou sua postulação na, como dizem por lá, "reação ao golpe".

Leia a íntegra aqui.

 

 

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.