Topo

Reinaldo Azevedo

O erro de Lula 1: Assessoria de Lula divulga um vídeo, gravado no dia de sua prisão, que é uma síntese perfeita dos desenganos do partido

Reinaldo Azevedo

17/07/2018 16h04

https://www.youtube.com/watch?v=mT-B_bmHM9M&feature=youtu.be

Para marcar os 100 dias da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua assessoria divulgou trecho inédito de um vídeo que foi gravando no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC horas antes de ele se entregar à Polícia Federal, no dia 7 de abril. O líder petista expressa a sua indignação, diz que os juízes que o condenaram sabem ser ele inocente e acusa membros dos órgãos de investigação do Estado de fazer política. O vídeo vem a público num momento em que o PT está encurralado por uma escolha que sabe não ter futuro — vale dizer: Lula não será candidato à Presidência. Tal escolha condiciona uma saída arriscada: o partido esperar até a data-limite — 17 de setembro, a 20 dias do primeiro turno — para apresentar o nome que vai substituí-lo. A escolha é temerária e, por óbvio, afasta aliados. Independentemente de seu conteúdo — e seu mérito pode ser discutido —, o fato é que é vídeo cai num vazio.

Para que não caísse, seria necessário que a peça político-publicitária gerasse uma indignação coletiva, o que não vai acontecer, ou abrisse uma brecha jurídica para precipitar, então, o julgamento de Lula pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que também não vai se dar. E, claro!, tal julgamento haveria de ter resultado positivo, o que, nessa Corte, é igualmente improvável. Assim, a divulgação de tal material agora é só expressão de um impasse, que se desdobra também não duas correntes em que se divide hoje a sua defesa.
Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.