Topo

Reinaldo Azevedo

O Globo 4 – Meu artigo deste sábado no jornal

Reinaldo Azevedo

23/02/2017 22h20

Por Reinaldo Azevedo: "Chamo o Brasil de 'Banânia' em meu blog. É uma homenagem a Ivan Lessa, que botou no Gigante Adormecido a alcunha de 'Bananão', e a Musil, de O homem Sem Qualidades. A não-ação do romance se passa em Kakânia, um lugar imaginário, metáfora da Áustria, onde uma contínua decadência da vida espiritual, dos valores e dos costumes vai recobrindo a existência e os dias. Em Kakânia, 'as pessoas eram negativamente livres, constantemente envoltas nos motivos insuficientes da própria existência, e banhadas pela grande fantasia do não-acontecido (…)' . O país imaginário de Musil não nos traduz exatamente porque dotado de algumas sutilezas que só podiam ser percebidas pela 'fina roupa de baixo da consciência' . Já o Bananão, de Lessa, confere a rusticidade que nos é devida. Como não somos mais tão grosseiramente inocentes, eis Banânia: misto de primitivismo e cinismo." Para ler a íntegra do artigo, clique aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.