Topo

Reinaldo Azevedo

O GOLPE DE MORO 4: Se ninguém lhe botar freio, juiz logo cassa decisões do STJ e do STF. Otávio Augusto já tentou atropelar o TRF-1

Reinaldo Azevedo

18/06/2018 07h37

É preciso entender a natureza da absurda decisão de Moro, que proibiu o compartilhamento de provas da Lava Jato com entes do Estado brasileiro.  Ao fazê-lo, notem, delatores, delatados e o próprio país se tornam propriedades privadas do Ministério Público Federal e do juiz. Serão eles, pois, a decidir quem será punido, por quê, por quais crimes, em quais condições. Mais: serão eles a definir as compensações que terão os ditos colaboradores. Os órgãos de controle do Estado não têm como exercer nem mesmo aquelas que são suas tarefas legais. O MPF e Moro passam a ser a única referência de legalidade, de moralidade, de punição, de reparação. E, por consequência, terão também o monopólio da garantia da impunidade àqueles que se mostrarem os "bons colaboradores". E quando um colaborador é bom? Ora, quando referenda aquilo que os donos da narrativa querem ouvir para compor a sua história. Moro está convencido de pode mesmo submeter todo o sistema legal brasileiro a uma centralização e a uma humilhação inéditas. O César da 13ª Vara Federal de Curitiba deu um golpe. Se ninguém lhe botar o freio da lei, não tarda, e ele cassa decisão do STJ e do STF. Só para lembrar: em abril, ele tentou fazer isso com uma decisão do TRF-1, que indeferiu a extradição de um investigado — Raul Schmidt Felippe Júnior — de Portugal para o Brasil. Sim, senhores! Um juiz federal de primeiro grau decidiu desconhecer a decisão de um Tribunal Regional Federal.

Continua aqui

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.