Topo

Reinaldo Azevedo

Ortega perde apoio na esquerda latino-americana, mas só obtém respaldo do PT e do Foro de São Paulo

Reinaldo Azevedo

18/07/2018 18h12

Para o PT, os protestos contra Daniel Ortega fazem parte de uma "contra-ofensiva neoliberal". Já o PSOL compara a repressão comandada pelo presidente nicaraguense à Síria do ditador Bashar Al-Assad.

A esquerda brasileira —e latino-americana— está dividida sobre o líder do movimento sandinista, que, nos anos 1970, inspirou milhares na região ao derrubar a ditadura Somoza, mas que hoje comanda uma repressão responsável pela morte de cerca de 360 pessoas em três meses, muitos deles estudantes universitários.

Entre os mais críticos está o ex-presidente e senador uruguaio José "Pepe" Mujica. Em pronunciamento no Congresso nesta terça-feira (17), ele falou sobre a decepção com os rumos do sandinismo e pediu a renúncia de Ortega.

"Sinto que algo que foi um sonho se desvia, cai em autocracia", disse Mujica. "E entendo que aqueles foram revolucionários perderam hoje o senso de que, na vida, há momentos em que devem dizer: 'Vou embora'". (…)

Na Folha.

Sobre o autor

Reinaldo Azevedo, que publicou aqui o primeiro post no dia 24 de junho de 2006, é colunista da Folha e âncora do programa “O É da Coisa”, na BandNews FM.

Sobre o blog

O "Blog do Reinaldo Azevedo" trata principalmente de política; envereda, quando necessário — e frequentemente é necessário —, pela economia e por temas que dizem respeito à cultura e aos costumes. É uma das páginas pessoais mais longevas do país: vai completar 13 anos no dia 24 de junho.